Anime Hero Portal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FAQ - Guia de Combate

Ir para baixo

FAQ - Guia de Combate Empty FAQ - Guia de Combate

Mensagem  emily Ter Dez 15, 2009 12:54 pm

O "Combate" no sistema na Hajime baseia-se em três coisas: 'Interpretação', 'Atributos' e 'Sorte'.

A interpretação é o mais importante, mas tem casos onde os atributos ou apenas a sorte possam o superar. Vejam a seguir:

Um combate começa sempre com a iniciativa... Ela define quem ataca primeiro (ênfase nisto: Se o cara ataca primeiro, não tem como tentar atacar ele antes para evitar seu golpe... é desconexo). Ela baseia-se na agilidade, normalmente, e possui muitos fatores que o alteram: os interpretativos, os iniciativos e os ambientais. Resumindo, é a interpretação do jeito da pessoa em iniciar o combate. Se a pessoa tomou a "frente" (ou seja, decidiu atacar antes) ou até posicionamento dos personagens... Ataques traseiros, surpresa e etc.

Porém, há casos onde a Iniciativa não irá ocorrer. No caso de ataques surpresa, ou meramente o próprio ímpeto do personagem (Estão conversando, e cara pega e ataca.) poderão fazer com que nem se calcule iniciativa. Porém, nesses casos, haverá a possibilidade de interromper o ataque. Se foi calculado iniciativa, no entanto, não da para tentar interromper atacando antes... Esse caso, onde não se calcula, é o único caso para poder fazer isso. Obviamente, no meio do combate, segue-se a lógica de quem ataca antes mesmo e pode-se interromper com as devidas penalidades em breve citadas

Como TODOS os cálculos do RPG, eles são feitos assim:

Rola-se um d10 (Dado de 10 faces) onde é definido previamente os valores de acerto e etc (Normalmente, ações "positivas" como acertar, sucesso e coisas do tipo, tomam os valores mais próximos de 10, apenas como convenção). Estes valores variam, então, por diferença entre ponto de atributos e afins, além de outros fatores que modificam-nos.


Ex: No meio da floresta, um cara (Player 1) com 3 de Agi é atacado, escondido por trás, por um cara de Agi 2 (Player 2). Pelo cara nem esperar o ataque, pula-se a iniciativa e vai direto para a defesa do oponente. Se ele quiser interromper, fará isso no turno de defesa. Em outro caso, com um duelo onde estariam esses dois mesmos personagens duelando, calcularia-se a iniciativa. Supondo que o de Agi 3 tenha se preparado previamente para a luta e o outro não. Nesse cálculo, digamos que o bônus para o cara de Agi 3 é +1, e por atributos ele tem +2. Logo, definindo que os valores altos ficam para o melhor dos dois, o já preparado, definiriamos que ele acertaria se tirasse 3 ou mais no dado. Se tirasse esse valor, quem agiria antes seria o cara de Agi 3. Se fosse 2 ou menos, o de Agi 2 poderia atacar antes mesmo do cara de Agi 3, que estava mais preparado e era mais rápido, atacar. (Esse calculo de bônus e afins é feito pelo GM e será explicado depois).


Depois disso, quando for definido quem ataca antes, começa então a luta em si. Caso o Player 1 vença e já tenha narrado seu ataque (se ele ainda não narrou, porém, ele terá que narrar agora), postará direto o GM com a narração do PONTO DE VISTA do defensor, que terá que postar sua defesa. Logo após, o GM postará de novo com o resultado e o ponto de vista de ambos os players, abrindo a brecha então para o defensor atacar, onde o GM narrará o ponto de vista do antigo atacante (agora defensor) que tentará se esquivar, o que será narrado pelo GM e seguirá o ciclo.
O ciclo sempre será assim: GM > P1 > GM > P2 > GM > P2 (atacando agora) > GM > P1 > GM > P1 (atacando)...

Reparem no "Ponto de vista": Ele é muito importante para o player! O player que narrar baseando-se em coisas que foram citadas no post do atacante, mas que não foram citadas no ponto de vista, será punido com penalidades na ação! É importante evitar o "Meta-game" ao máximo! De preferência, não leia o post do atacante, pois isso é uma perda de tempo. Leia apenas o do GM.

Voltando então ao assunto, vejamos os Atributos:

Uma ação é sempre baseada em seus atributos, onde normalmente os que mais são envolvidos nas ações são Agilidade, Habilidade e Força Física. Para saber qual deve se usar, segue a lógica:


Habilidade: Ações que envolvam percepção, habilidade, destreza, precisão ou qualquer tipo de selamento.

Agilidade: Movimentos em geral (Caso houver deslocamento do personagem, envolve agilidade).

Força bruta: Qualquer ação que envolva força ou resistência do personagem.

Após ter decidido quais atributos irão fazer parte da ação, você os soma e divide por 2. (ex: agi+hab/2) [nota: caso a ação envolva 2 atributos, se divide por 2. Se a ação envolver 3 atributos, se divide por 3, apesar disso ser raro.] Logo, tira-se a média aritmética dos atributos e arredonda-os para baixo caso não for nenhum número múltiplo de 0,5 (Ex: Se resultado for 3,33; arredonda-se para 3... Mas se for 2,66; arredonda-se para 2,5).

A "diferença" dos pontos dos personagens geram bônus (e ônus) para a ação... Inicialmente, toda ação tem acerto caso tirar 6 no d10 ou mais, e esses bônus aumentam (ou diminuem) esta taxa de acerto.

São 2 "pontos de probabilidade" a mais no dado a cada 1 ponto de diferença entre a média dos atributos (Ou seja, meio ponto de diferença rende um "ponto de probabilidade").
Ex: O player 1 tem agi 3 e Hab 2 e o player 2 tem Hab 3 e For 1. Logo, o player 1 irá ganhar mais dois pontos de probabilidade na ação pela diferença de atributos.
Ex. Prático de um ataque/esquiva: O player 1 irá esquivar de uma kunai que o player 2 jogara nele. Para isso, o player 1 usou um Kawarimi no Jutsu. Logo, essa ação irá envolver habilidade e agilidade (sem levar em consideração o cenário/posição e tudo aquilo que vimos lá em cima). Para o player 2 jogar uma kunai, requer habilidade e força. . Então ficaria assim: Hab+For/2 (player 2) vs Agi+Hab/2 (player 1). 3+1/2 = 2 (player 2) vs 3+2/2 = 2,5 (player 1). Logo, o player 1 ganhará um ponto a mais de probabilidade pela diferença de atributos, pois a diferença é apenas de meio ponto.

Esses pontos aumentam a taxa de acerto (Diminui o número mínimo de acerto para cada ponto de probabilidade em 1) ou diminuem a taxa (aumentando o número mínimo), dependendo de quem tem a vantagem do atributo maior... (Se o atacante tem mais em atributos, aumentará a taxa de acerto do golpe dele. Se o defensor tem mais em atributos, aumentará a taxa de defesa dele...).

A taxa em equilíbrio é sempre 6 (1 a 5 erra, 6 a 10 acerta. 50% de chances) e está também é modificada pela Interpretação:


Num combate, há vários fatores que dão bônus para os atacantes e defensores, além de penalidades às vezes... Como nosso sistema valoriza muito a interpretação, esses bônus tem um grande peso no nosso sistema:


Ex: Em um ataque surpresa, o atacante pode ganhar um bônus de até 4 pontos de probabilidade na iniciativa e 2 no ataque. O local onde o cara queira acertar, e o modo de ataque podem dar penalidades ou bônus no ataque (atacar o pescoço ganha penalidades por ser um lugar bem protegido, mas um golpe pelas costas é mais fácil de acertar se não tiver que ir até as costas do cara para atacar). A previsibilidade dos golpes poderá render penalidades, assim como defesas mal elaboradas. Qualquer detalhe poderá render um bônus ou penalidade, dependendo dela. Concentrar chakra nas pernas, para dar um impulso mais forte, pode dar um bônus de probabilidade proporcional ao chakra gasto.

A interpretação e os bônus dependem do GM, porém há uma tabela na sala dos senseis para manter uma certa padronização, esta que não deve ser seguida à risca. O GM deve ser imparcial e considerar tudo que for importante para ambos os lados.

Ações: Todo personagem tem "Agi" ações... Ou seja, se tem 3 em Agi, tem 3 ações... Jutsus que envolvem selos, pergaminhos ou outros preparamentos, normalmente gastam 2 ações ou até mais, dependendo...

Projeteis: Todo ninja pode lançar "Hab x2" por ação... Ou seja, quem tem 2 de Habilidade pode lançar 4 projeteis de uma vez, gastando apenas uma ação. A idéia disso é que cara mão arremessa "Hab" projéteis. Ou seja, lançando com só uma mão, o limite é "Hab", e não "Hab x 2"

Agora, uma coisa muito importante:

Regra de interpretação de acerto

Todo mundo tem seus pontos de probabilidade, mas quanto mais pontos de probabilidade, um acerto mais "folgado" é facilitado.


Suponhamos o seguinte exemplo: Você tem 5 pontos de probabilidade, então são 50% de chances de acerto. É um calculo de equilíbrio entre o ataque e defesa em bônus e ônus.

Mas, obviamente, nem todo acerto será em 100%: muitos serão por raspão. Então, um acerto, só é em cheio, quando ele alcança um número maior ou igual ao número 3,5 pontos maior que o "meio".

Mas ai, tu não entende e pergunta...
O que é o "meio"?

Resposta: É o ponto em que as chances de acerto se encontram. Vejam o exemplo a seguir.

1d10: 1 a 5 eu erro e 6 a 10 eu acerto.

O "meio" está entre o 5 e 6, ou seja. O "meio" é o 5,5 (Não é possível tirar isso no dado, isso é algo simbólico.)

Para acertar em cheio tem que ter 3,5 pontos a mais... ou seja, 5,5 + 3,5 = 9. Ou seja, se ele tirar 9 ou 10 no dado, ele acerta em cheio. O mesmo acontece para o erro no caso, mas ai em vez de somar, se subtrai. 5,5 - 3,5 = 2. Se tirar 2 ou 1 erra feio. Já num 3 até 5 erra só por pouco. (Nesse caso, ambos não causam dano, serve mais para uma interpretação da ação, sendo que se errar feio, pode se machucar)

Pra facilitar,
Interprete um acerto de raspão como uma Kunai que pegou raspando no braço, e um acerto em cheio com uma Kunai que acertou com tudo o braço e encravou lá.

Essa diferença faz com que algumas vezes seja impossível de acertar em CHEIO o personagem sem alguma estratégia, mas facilita a interpretação de acerto e cálculo do dano. Isso evita muito também aquele pessoal que só chega e diz: "Miro na cabeça dele pra matar".

Isso é permitido, mas assim, difícil. Uma estratégia boa do defensor pode reduzir a probabilidade de ele acertar em cheio a zero. Sem contar que esta ação, por si só, já tem varias penalidades por ser o óbvio e ser difícil de acertar (Claro, estratégias bem feitas podem causar a perda de obviedade ou facilitação do acerto... Zabuza era mestre nisso).

No caso de testes resistidos de acerto (Uma queda de braço, por exemplo) o que seria o erro crítico de um seria o acerto em cheio do outro. Num, 1 a 5 tu ganhas e 6 a 10 ele ganha, se tirar 9 no dado tu és totalmente humilhado por ele. Vai até machucar teu braço.


Algo que foi citado inicialmente, e que ainda não tinha sido explicado, são as interrupções. Se ele te atacou antes, e no inicio do combate, queres interrompê-lo, ocorrerá um teste de iniciativa, no entanto.

Ele funciona igual à iniciativa normal, mas tem seus diferenciais. Primeiro: Num golpe de interrupção, não existem esquivas elaboradas. É tudo muito no improviso e instinto, rápido. Segundo: É dificil. Calculando essa iniciativa, deve-se lembrar que uma surpresa ainda rende +4 nesse cálculo, o que mostra que é quase impossivel interromper um golpe surpresa. Além disso, aquele que atacou antes, com ímpeto, ganha um +1 extra por isso, fixo. Nesse caso, a Agi é o que te salva.

Caso ganhe no teste para interromper, significa que conseguiu atacar antes e então o inimigo viu isso de relance e apenas tentou esquivar com pressa do golpe, sem nem ter chance de usar chakra. É um bom jeito de evitar que o inimigo tenha uma boa esquiva, mas se tiveres um ataque preparado para tentar tirar vantagem, mais lento, ganhará penalidade para interromper o golpe. Não há um bônus por ter interrompido, porém (mas num caso que nem o Chidori, pode haver pela alta velocidade).

Se não ganhar no teste, se deu mal. Vai ter que esquivar com uma mera esquiva simples sem nenhum bônus, com direito a penalidade de -1 ou mais por ter tentado interromper. É uma ótima tática, mas pode se voltar contra você.

No caso de interrupções em meio do combate, funciona igual a antes. O bônus extra para o cara que atacou antes, já que estão no meio do calor do combate, é de +3, o que torna bem mais dificil. Um golpe surpresa, em pleno calor de combate, se mostra quase impossível de interromper (+7 de bônus pro atacante), por isso se deve saber quando interromper ou não. Quando num combate, acabarem se separando e ficando longe um do outro para se esconder, por exemplo, o primeiro ataque funciona apenas com o bônus de +1, como se o combate tivesse recomeçado.


Além disso, existe outro tipo de cálculo, que chamaremos de "Teste de Atributos". Eles fogem um pouco dos cálculos normais, mas se mostram necessários e até bem simples. Ele são, basicamente, um teste que envolve apenas um lado da moeda. Um exemplo, seria mirar uma kunai num alvo, ou arrebentar uma corda ou sair de um genjutsu (em alguns casos).

Basicamente, esquece-se os 50% de chances iniciais e troca-os por 0%. Considerando que não tivesse basicamente nenhum bônus, as suas chances de acertar são nulas, é impossível. Mas, nesse caso, os bônus são mais abundantes...

Para entender isso, primeiramente é bom saber que, num teste de For, por exemplo, seu inimigo é algo inanimado que, teoricamente, não tem força para resistir. Então, a diferença de atributos É o seu atributo, exatamente. Se tu tens 3 de força, começas com um +6 de bônus de atributo, aumentando aquela porcentagem de chances de 0 para 60%. Fácil, não parece? Pois nem sempre é... Lembrem que, existem outros bônus e nesse caso, bônus que aparecem bastante são os bônus de dificuldade. Algumas ações, por si só, tem certa dificuldade, definida pelo GM, que faz com que sem motivo algum, diminua-se as chances. Arrebentar uma corda, por exemplo, poderia dar um -2 de penalidade pela resistência da corda (depende do nó e do tipo de corda, isso é um exemplo). Então, se tivesse força 3, a probabilidade de acerto seria apenas 40%. Ou seja, só acertaria se tirasse 7 ou mais no dado (60% de chances de erro, ou seja, de 1 a 6 erra). A idéia de acertar em cheio no caso envolve uma tremenda facilidade. Errar em cheio, porém, pode ser um problema se o seu teste era acertar uma kunai num alvo... Portanto, deve-se ter cuidado (e sorte, às vezes).


Introdução ao HP

Todo Ninja tem HP medido em porcentagem, sendo 100%, não importando a resistência física. O dano dos golpes e jutsus são variados. Depende como atingiu, onde atingiu e etc. Um golpe que acerta letalmente um oponente, não importa se o cara ta com 100%, vai tirar 100% de HP.


Você morre quando seu HP chega ao 0.
Com 10% ou menos, você fica inconsciente.
Com 20% ou menos, você ganha -2 em força bruta, habilidade e agilidade.
De 40% à 21%, você ganha -1 em força bruta, habilidade e agilidade.
De 41% à 60%, você ganha -0,5 em força bruta, habilidade e agilidade.

Acima disso não existem penalidades. Exceto as penalidades locais.


Por exemplo, uma kunaizada no braço, pode dar 20% de dano. O cara fica com 80% de vida, sem penalidades. Mas se for usar esse braço, ganha a penalidade de 21% à 40% de HP se for um golpe ou a de 20% de HP caso for mais de um golpes nele (acertado em dois nervos diferentes por exemplo). Isso não está tabelado, é só um exemplos pois depende do tipo de golpe.

Isso está escrito no sistema... Porém acaba confundindo um pouco, então foram definidos STATUS. Num combate ou alguma situação onde é necessária essa informação, o GM irá postar uma tabela com as informações do personagem. Algo assim:


Nome do Char
HP: 100%
SP: 150
Status: Normal
Observações: Distraído



Então, para entender a tabela, segue:

STATUS:

São estados físicos do personagem, normalmente de debilitação. São eles o "Machucado", o "Debilitado" e o "Gravemente Ferido". Existe também um quarto e um quinto, que são "Inconsciente" e "Morto", mas estes são meio óbvios. Eles podem ocorrer por vários fatores e não são acumulativos. Segue os critérios:


Machucado: 60% de HP ou menos.
Debilitado: 40% de HP ou menos / Stamina 25% ou menos.
Gravemente Ferido: 20% do HP ou menos
Inconsciente: 10% de HP ou menos / Stamina 0%
Morto: 0% de HP.


Só pode ter apenas um Status por vez, sendo que o pior estado tem preferência (Ex.: Se estiver com 35% de HP e 0% de Stamina, está Inconsciente, e não Debilitado ou Machucado.)

OBSERVAÇÕES:

São qualquer observação relevante ao momento sobre o personagem... Desde distração, debilitação em algum membro específico (Ex: -1 de Hab usando mão direita) ou até algum peso extra. É basicamente o local para as informações que não se encaixam nos outros quesitos.


Leia tudo e seja feliz. Very Happy


F.A.Q (Perguntas freqüentes):


1- Tu falou, falou e falou do calculo de dano... Mas como faz? D:

Resposta: É tudo meramente interpretativo. Uma facada no pescoço mataria alguém? Um soco com todo o chackra concentrado na cara de alguém relativamente fraco, desmaiaria ou mataria? Uma kunai de raspão machucaria muito? É a partir dessas comparações que o GM define quantos % do HP o cara perde.Além disso, quando o cara ta com HP baixo, um ataque que antes tirava 20% de HP, pode tirar 5% ou menos. Só pensar que um cara gravemente machucado (20% de HP) desmaia perdendo apenas 10% de HP. Mas, um ataque que antes deixaria machucado ou próximo disso (se cara tem 100% de HP, para entrar no Status "Machucado" teria que perder 40% de HP) poderia deixá-lo ainda consciente, dando menos de 10% de dano. Depende muito da interpretação mesmo.

2- E os jutsus? =3

Resposta: Eles tem o dano totalmente relativo à sua descrição... Ou seja: Uma bola de fogo do tamanho de um carro mataria alguém? Se pegasse de raspão, quanto dano daria? Se um dragão de água destrói uma casa, destruiria qualquer coisa menos resistente que uma casa... Só não destrói se a pessoa realmente for mais resistente que uma casa, o que é difícil. O acerto é relativo também: Se o jutsu é muito rápido, difícil de ver, haverá bônus... Mas se for lento e trabalhoso, haverá penalidades.

3- Ah, se eu tiver 1 de Agi, não posso usar um jutsu que use 2 ações? D: Eu gastaria dois turnos?

Resposta: Nesse caso, pode em um turno só sim. Quem tem apenas 1 de Agi pode fazer sim um jutsu que use 2 ações. Porém, só um que use 2 ações. Se for algo que use 3 ações, não pode... A não ser que tivesse 2 de Agi, ai seria outro caso "café-com-leite"... Segue esta lógica, apesar de não existir muitas ações que gastem mais de duas ações... Ainda mais três! (Se gastar todo o turno, obvio que não pode fazer mais nada nesse turno...)

4- Não entendi os pontos de probabilidades e o d10 D: Explica de novo?

Resposta: Ok, ok... Última vez!

Explicação mais didática (?) do sistema do d10 (Probabilidades):
"A princípio, em equilíbrio total, todos tem 50% de chances de acerto. 5 pontos de probabilidade.

Mas como o mundo não é equilibrado, temos fatores que alteram essas chances de acerto.

Imaginem como cada personagem tivesse 5 maças. Cada maça corresponde a 10% de chances de acerto.

Digamos que um tem 3 de agi e outro tem 2 de agi. Estão numa corrida onde o que importa é velocidade. A diferença entre a agi deles é 1. O que tem 3 de agi é bem mais rápido, então ele tem direito a "roubar" 2 das maçãs do que tem 2 de agi, ficando ele com 7 e o mais lerdo com 3.

Mas o mais lerdo aproveita e concentra seu chackra pra ficar mais rápido. Então ele tem direito a roubar uma maça de volta, ficando com 4 maças e o outro com 6.

Então o que tem 4 maças tem 40% de chances de ganhar e o outro 60%.

O d10 decidirá quem vence. Definirá quais os números de acerto de cada, por exemplo: 1 a 4 o que tem 40% vence (repare: são 4 números de 10. 40% exato) e de 5 a 10 o que tem 60% vence (idem ao anterior) "

5- Preciso saber TUDO isso de cor? D:

Resposta: Não, não... Os GMs sabem disso e você não precisa esquentar muito a cabeça com isso... Mas recomendo ler pelo menos uma vez, até entender pelo menos. Faça suas estratégias e deixe os GMs gastarem a paciência deles interpretando-as, apenas faça-as direitinho.

Qualquer duvida, envie uma PM para algum GM ou Coordenador do RPG... Ou até mesmo algum membro mais antigo, ele saberá ajudar na maioria dos casos.

Equipe RPG
emily
emily
Kazekage
Kazekage

Karma : 0

Ficha do personagem
Stamina Stamina:
FAQ - Guia de Combate Left_bar_bleue500/500FAQ - Guia de Combate Empty_bar_bleue  (500/500)
HP HP:
FAQ - Guia de Combate Left_bar_bleue100/100FAQ - Guia de Combate Empty_bar_bleue  (100/100)
Chakra: Chakra::
FAQ - Guia de Combate Left_bar_bleue500/500FAQ - Guia de Combate Empty_bar_bleue  (500/500)

https://animehero.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos